Da Mitologia a uma Linda Flor – Hyacinthus Terra Viva

Você sabia que o nome da linda flor de Hyacinthus nasceu de um romance da Mitologia Grega?

Pois é, antigamente os gregos criavam vários mitos para passar mensagens para as pessoas, ao contrário do que muitos pensam, os Deuses Gregos não eram perfeitos e possuíam características muito forte de seres humanos, como ciúmes, inveja, traição…

Zeus, por exemplo, o Deus de todos os Deuses, era casado com Hera (Deusa do casamento), mas não deixava de ter suas várias amantes e filhos com essas amantes; Hera por sua vez, tinha muita raiva dessas amantes e filhos bastardos e sempre estava criando planos para matá-los… Isso é apenas uma parte das loucas histórias da mitologia grega, mas isso é assunto para outra hora…

Vamos agora para o mito de como surgiu o nome da Flor de Hyacinthus (conhecido também como Jacinto):

❛❛Jacinto era um belo jovem espartano, atlético, adorado e cortejado por dois Deuses, Apolo (Deus do Sol e da Verdade) e por Zéfiro (Deus do Vento do Oeste).

Os dois Deuses Gregos disputavam o amor de Jacinto, porém Jacinto preferia a companhia de Apolo, o que levou Zéfiro enlouquecer de ciúmes….

Certo dia, quando Jacinto praticava lançamento de disco junto com Apolo, Zéfiro jogou uma rajada de vento sobre o disco de Jacinto, o disco bateu com muita força na cabeça de Jacinto causando a morte.

Apolo não conseguiu reanimá-lo, mas evitou que Hades (Deus do submundo) o levasse junto com ele. Para tal, pegou o sangue derramado de Jacinto, e transformou-o numa flor.

Essa flor ficaria para todo o sempre com o nome do jovem amado por Apolo e seria prova eterna da sua saudade!❜❜

E assim surge a flor Jacinto

Deixando um pouco de lado a mitologia e entrando um pouco mais na parte técnica, Hyacinthus (ou Jacinto) é uma planta bulbosa com uma belíssima floração no período de Março a Setembro, possui numerosas flores cerosas duráveis e muito perfumadas na cor branca, rosa, vermelha e azul…

Seus bulbos são tunicados, podendo ser esbranquiçados ou arroxeados de acordo com a variedade. As folhas são espessas, brilhantes e longas e surgem em número de quatro a seis.

Os Hyacintos têm sua beleza destacada se plantados em vasos e jardineiras. Sua beleza exuberante e clássica, combina com as outras plantas bulbosas que florescem no mesmo período. É adequado aos jardins de estilo europeu, como o jardim inglês ou o francês, entre outros.

Para decoração, deixar o bulbo de Hyacinthus amostra da um charme especial, você não acha?

Como Cuidar?

Luminosidade: Meia-sombra ou luz difusa no início da brotação.

Água: Manter o substrato úmido, mas nunca encharcado.

Clima: Aprecia clima frio. Não tolera geadas nem calor excessivo.

Assim como a Tulipa e o Narciso, o Hyacinthus é uma planta sazonal, disponível no mercado brasileiro apenas nos meses de Março a Junho. Para florescer precisam passar por um tempo certo em temperaturas baixas. Depois da flor, o bulbo de Hyacinthus dificilmente vai brotar de novo devido a alta temperatura aqui no Brasil.

Selecione a Categoria
Posts em Destaque
Procurar por Tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon

Criado pelo Departamento de Marketing Terra Viva

Todos os direitos reservados © 2019