Aliança pela Infância

Projeto Responsabilidade Social

A Aliança pela Infância é um movimento internacional por uma infância digna e saudável. Em outras palavras, é um movimento pelo encantamento do nosso olhar sobre a criança para que ela viva a infância em sua plenitude, de forma saudável e feliz.

Missão

Sensibilizar a sociedade sobre a importância de uma infância digna e saudável. Promovendo o desenvolvimento de seres humanos capazes de construir uma sociedade fundada na cultura de paz, na sustentabilidade ambiental e no respeito a todas as diferenças.

Atuação

A Aliança pela Infância é formada por pessoas de trajetórias singulares. São profissionais das mais diversas áreas,

pessoas com variados níveis de formação e experiências múltiplas.

A Aliança acolhe a todos que se sentem sintonizados com sua Carta de Princípios. E respeita os limites e qualificações de cada membro. Isso significa que cada um colabora de acordo com suas possibilidades e a partir de seus talentos e áreas de interesse.

No Brasil, a Aliança pela Infância escolheu uma maneira bastante peculiar de desenvolver seu trabalho de defesa da infância.

Foi adotada a ideia de rede, com grupos organizados, ou núcleos, que reúnem pessoas, das mais diversas áreas sintonizadas

com os princípios do movimento.

Os Voluntários – educadores, profissionais da saúde, artistas – são responsáveis, em cada localidade, pela coordenação e

realização das campanhas, projetos, programas de formação e ações de políticas públicas da Aliança.

Núcleos

Os núcleos definem sua forma de atuação de acordo com seus talentos e vocações, sempre de forma alinhada à Carta de Princípios.

O que se espera de cada integrante é  ter vontade de participar, ter  

afinidade com a causa da Aliança e ter o desejo de proporcionar às crianças condições para que vivam sua infância de

forma plena e saudável.

Os núcleos começam como ‘sementes’, antes de serem oficialmente criados e enquanto trabalham e buscam sua real vocação.

Mas, a Aliança também é feita por pessoas únicas, gente que, sozinha, decide apoiar a causa e colaborar com a organização.

Elas estão em todas as regiões do país, dos grandes centros urbanos aos locais mais afastados.

A Terra Viva apoia os Núcleos de Holambra e Itobi, articulando voluntários e organizando eventos como:

Semana Do Brincar

O Dia do Brincar é um evento pontual que beneficia todas as crianças da Rede Municipal de Ensino de Holambra e

da comunidade de Itobi, chegando a atingir mais de 3 mil crianças.

Evento idealizado e organizado pelo Movimento Mundial “Aliança pela Infância” que trabalha em prol dos direitos da criança,

com Núcleos em Holambra e Itobi, em parceria com a Terra Viva.

Capacitação Dos Educadores

 Para reforçar o propósito do evento, mantendo a qualidade criativa e responsabilidade, os Núcleos de Holambra e Itobi promovem anualmente a Capacitação de Monitores e Educadores, Conselheiros Tutelares e voluntários engajados em oferecer dias especiais e significativos para as crianças da comunidade.

Além do Núcleo que trabalha na organização e articulação com os órgãos que permitem e asseguram o Dia do Brincar, existe o envolvimento de jovens que estão inseridos nos Programas de Desenvolvimento da Terra Viva. Eles acompanham as atividades, sempre orientados por monitores experientes, para que possam se desenvolver nas habilidades de comunicação, organização e liderança.