Empresa

História

Em 1959 a família Schoenmaker, vinda da Holanda, instalou-se no interior do estado de São Paulo, numa pequena comunidade, hoje conhecida como Holambra - a cidade das flores.

Inicialmente produzindo flores de bulbos (Gladíolos ou Palmas) num pequeno sítio, teve seus produtos reconhecidos pelo mercado e expandiu-se rapidamente, fundando a Terra Viva.

Desde então a Terra Viva não parou de crescer, investindo sempre em qualidade, produtividade e em suas pessoas.

Atualmente a empresa pesquisa, desenvolve e produz Bulbos, Mudas, Flores, Plantas Ornamentais, Frutas, Cereais e Batatas, em mais de 12.000 hectares plantados nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Ceará e Holanda.

Seus princípios são o de sempre privilegiar o ser humano e de preservar o meio-ambiente, mantendo matas nativas, utilizando de forma consciente os recursos naturais e investir nas comunidades onde está localizado, através da Qualidade de Vida no Trabalho e em Projetos Sociais inovadores.

A Terra Viva tem orgulho de ter acreditado no desenvolvimento sustentado e de ter investido toda sua história no ato de semear e colher com responsabilidade.

Localidade

Agrícola:
Casa Branca – São Paulo
Araxá – Minas Gerais
Tapira - ( região de Araxá ) - Minas Gerais

Bulbos:
Santo Antônio de Posse – São Paulo
Holambra – São Paulo
Casa Branca – São Paulo
Noordewÿk – Holanda

Flores e Plantas:
Santo Antônio de Posse – São Paulo
Holambra – São Paulo

Mudas:
Santo Antônio de Posse – São Paulo
Artur Nogueira – São Paulo

Estrutra Empresarial

A Terra Viva é formada por cinco divisões básicas de atuação, que chamamos de Áreas de Negócios:

Agrícola;
Bulbos;
Flores e Plantas;
Florestal;
Mudas;

Além disso, a Terra Viva conta com Unidades de Serviços que desenvolvem atividades de suporte nas áreas de:

Recursos Humanos;
Desenvolvimento Social e Ambiental;
Informática;
Contábil e Fiscal;
Financeira;
Marketing;


Missão

Missão
Somos uma empresa familiar, agrícola e participativa que gera valor nos campos Econômico, Social, Humano e Ambiental, de maneira sustentável, favorecendo o ser humano, o empreendimento e a sociedade.

Valores
• Cultivamos respeito e honestidade em todas as nossas relações.
• Formamos uma comunidade de trabalho e cuidamos uns dos outros.
• Produzimos zelando pela saúde do corpo e da alma.
• Trabalhamos num ambiente desafiador, que estimula a iniciativa e o comprometimento.
• Adotamos uma atitude crítica e atenta, mantendo positividade, alegria e leveza, com simplicidade.


Princípios
• O resultado econômico é a base que viabiliza a realização dos nossos ideais nos outros campos.
• O cliente é a fonte de inspiração do nosso negócio, do início ao fim.
• Buscamos excelência, a cada dia, em tudo que fazemos.
• Trabalhamos em estrutura e processos que permitem a participação e o comprometimento dos Colaboradores.
• O desenvolvimento da empresa e o desenvolvimento das pessoas caminham juntos.
• Uma liderança inspiradora busca realizar esta Missão, junto com suas equipes, a cada dia.

E, desta forma, continuamos o caminho de trabalho, idealismo, respeito e coragem, que nasceu na força do pioneirismo em 28 de outubro de 1959, e se fortaleceu, ano após ano, pela parceria e comprometimento de seus Sócios e Colaboradores.

Código de Ética

O grupo Terra Viva

Acredita que nossa Missão e Filosofia é nossa "estrela guia" em todas as relações e atividades externas ou internas. Cada um é responsável para que suas atitudes estejam de acordo com esses valores e com esses princípios éticos:

1 - Respeitar e observar os valores e diretrizes da Empresa, expressos na Missão e Filosofia e nas políticas específicas.

2 - Respeitar a todos em sua individualidade e diversidade, sem discriminação ou preconceito, sejam eles de natureza racial, religiosa, política, sexual, social, física ou intelectual.

3 - Promover a saudável parceria através de uma relação aberta e honesta, num ambiente agradável e de respeito mútuo.

4 - Assumir a responsabilidade por seus atos e ser fiel a si mesmo, agindo, em última instância, sempre de acordo com a sua própria consciência.

5 - Dedicar-se com entusiasmo às suas tarefas e com exclusividade profissional à Empresa.

6 -Valorizar e incentivar atividades de desenvolvimentos sociais e educacionais.

7 - Guardar sigilo quanto a informações profissionais e respeitar a privacidade em relação a assuntos pessoais de cada Colaborador.

8 - Garantir condições dignas de trabalho e ter cuidados elementares com a preservação do patrimônio e dos recursos naturais.

9 - Não utilizar a posição hierárquica para qualquer tipo de abuso de poder, seja intimidando ou coagindo outras pessoas, seja obtendo vantagens pessoais, de natureza material, psicológica, emocional ou sexual ou de propriedade intelectual.

10 - Não estimular consumo de supérfluos, nem permitir representantes e revendedores dentro da área da Empresa.

11 - Garantir, como Líderes, o desenvolvimento Humano, a Gestão Participativa e a Liderança Pedagógica: -Ensinar pelo exemplo, envolvimento e co responsabilidade de todos.

12 - Não tomar para si nenhuma decisão que possa ser tomada por uma instância abaixo da sua (subsidiariedade) e nem a que não lhe compete individualmente.

13 - Reconhecer e incentivar o esforço de cada um e das Equipes de trabalho.

Relações entre Empresa e Comunidade, Meio-Ambiente, Clientes, Fornecedores, Concorrentes, Sócios:

1 - Viabilizar acordos pela tolerância e flexibilização, seja nas relações de parceria, nas negociações ou nas tomadas de decisão.

2 - Manter um saudável equilíbrio entre os próprios interesses e os interesses maiores da Comunidade, tanto em termos sociais quanto em termos de sua integração com o Meio-Ambiente.

3 - Atender bem o cliente através de uma relação aberta e honesta, com foco em suas necessidades.

4 - Buscar sempre fortalecer os relacionamentos de parceria, que tenham como base além do preço, a qualidade, a honestidade, a fidelidade, a conduta ética e a adequação às políticas internas e às legislações atuais.

5 - Manter com os concorrentes relações de respeito, evitando qualquer prática enganosa.

6 - Manter com os Sócios uma relação aberta, transparente e de parceria.

7 - A administração da Empresa é delegada pelos Sócios para os Círculos Superior e Geral. Sócios ou familiares podem ser contratados e devem ser incentivados a participar do processo seletivo oficial.

" O cumprimento deste Código é essencial para manter os valores e a integridade da Empresa e seus Colaboradores, evitando assim, críticas, situações embaraçosas ou relações e atitudes inadequadas. Qualquer Colaborador que violar os padrões éticos estará sujeito à ação disciplinar, definida pelo Círculo Auxiliar de Ética, que receberá as denúncias e avaliará cada caso. Toda exceção deve ser aprovada pelo Circulo Geral e/ou Superior, mediante argumentos e sem ferira integridade e os valores éticos da Empresa ".